domingo, 11 de março de 2012

Previna-se

Oi meninas!!! Vamos começar nossas atividades falando de assunto muito sério!
Auto-Exame das Mamas:




Para  começo de conversa, algumas informações são importantes!
1- O auto-exame é uma aliado a nós mulheres na  detecção de qualquer anormalidade nos seios;
2- Ele não exclui a periodicidade de consultar seu ginecologista- 1 vez por ano ou de 6 em 6 meses de acordo com o que o médico propor!
3- O auto-exame pode ser feito: em um dia determinado por você mesma (e este deve ser sempre  o mesmo dia, todos os meses), ou ainda e de preferência uma semana após o ciclo menstrual!

Passo-a-Passo:




1° passo: Em frente ao espelho (e sem sutiã), olhe os seios com os braços retos na direção do corpo. Olhe se os seios estão simétricos, que quer dizer, se os seios estão na mesma altura, do mesmo tamanho! Lembrando que, nós temos um seio levemente maior que o outro, isso é normal! O que é preciso observar é se há uma diferença muito grande entre eles.
2° passo: Ainda em frente ao espelho, vamos levantar os braços, bem retos, acima da cabeça, e novamente observar a simetria dos seios!
3° passo: Com a sua mão direita, você vai tocar o seio esquerdo, apoiando o seio com a mão direita (como na foto). Vamos fazer movimentos circulares, sempre no sentindo da axila para o mamilo. Esses movimentos devem ser feitos formando a letra "o" no seio, como um circulo!
4° passo: Repita com a mão esquerda no seio direito;
5° passo: Agora, você vai segurar os mamilos (o bico do peito), e apertar não muito  forte, como se estivesse tentando tirar o leite! Atentando sempre se haverá saída de algum líquido, e o seu aspecto! Repita no outro mamilo!
6° passo: E por fim! Passe o braço direito por cima da cabeça, e apalpe toda região axilas, no sentido axila-seio! Repita o processo com o braço esquerdo

E por fim, durante todo processo, devemos ficar atentas a qualquer anormalidade como: nódulos (caroços) nos seios, ou mesmo nas axilas! Nos mamilos, se houver a saída de qualquer líquido e você não esteja em período gestacional, deve-se ficar atenta!
Ao aparecimento de qualquer sinal ou sintoma, procure imediatamente o seu médico!!
E lembre-se! A prevenção ainda é o melhor remédio!!

É isso aí meninas! Se tiverem alguma dúvida, é só perguntar aqui nos comentários!!
Espero ter ajudado, tentei fazer em uma linguagem bem simples!!

Então, vamos fazer o nosso auto-exame HOJE!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário